Project

Diretor do Saae, Wagner Melillo, participa do encontro da Assemae Nacional em Campinas

O Conselho Diretor Nacional da Assemae (CDN) promoveu no dia 02 de março, em Campinas (SP), a primeira reunião ordinária de 2016. Realizado na sede administrativa da Sanasa, o encontro contou com a participação de presidentes, diretores e técnicos que representam os serviços municipais de saneamento básico de todas as regiões do Brasil. Na ocasião, os conselheiros reafirmaram seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida nos municípios brasileiros, a partir do fortalecimento dos serviços de água, esgoto, drenagem e limpeza urbana.

Durante a reunião, o colegiado aprovou o regimento eleitoral para padronizar o processo de eleição nas Regionais da Assemae, além de abordar os preparativos da 46ª Assembleia Nacional, que ocorrerá de 16 a 19 de maio, em Jaraguá do Sul (SC). No âmbito financeiro, o grupo aprovou por unanimidade os balancetes contábeis da Assemae, referentes ao período de setembro de 2015 a janeiro desse ano, incluindo a regularidade fiscal da entidade.

O CDN também conheceu o fórum online da Assemae, uma nova ferramenta de comunicação entre os associados, que será lançada no portal da entidade. Os conselheiros ressaltaram a iniciativa como instrumento de integração para os municípios, disseminando informações sobre o dia a dia das autarquias e companhias de saneamento.

Um dos destaques da reunião foi a participação da gerente executiva de Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Erika Ferreira. Ela apresentou o passo a passo para a contratação de financiamentos destinados ao setor de saneamento básico, esclarecendo sobre as modalidades operacionais, os requisitos exigidos pelas fontes de recursos e as etapas do financiamento.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, os encontros do Conselho Diretor Nacional são fundamentais para debater as diretrizes de atuação da entidade. “Esta é uma oportunidade de integração, troca de experiências e construção de nosso posicionamento em vários temas do setor, sempre com o objetivo de fortalecer a gestão do saneamento básico na vertente municipalista”, acrescentou.

Após a reunião, alguns conselheiros visitaram as instalações da Sanasa, que é referência em ações de gestão da qualidade, reúso da água e combate às perdas nos sistemas de abastecimento. De acordo com presidente da Sanasa, Arly de Lara Rômeo, a Assemae é uma parceria fundamental dos municípios na gestão do saneamento básico. “É uma alegria recebê-los, pois temos que lutar juntos diante da necessidade de garantir mais investimentos ao setor”, disse.

Leave a Reply