Project

Escola Municipal Laura Queiroz coleta água da chuva graças ao projeto do Saae de Itabirito

A Escola Municipal Laura Queiroz tem dado o exemplo aos alunos e comunidade de como ser consciente com o consumo de água. E o Saae fazendo o seu papel de responsabilidade social em parceria com a Coca-Cola FEMSA criou um projeto para captação da água de chuva na escola.

“Assim criamos juntos, um sistema que irá captar a água da chuva para ser utilizada na limpeza da escola e molhar a nossa horta”, disse a diretora, Fátima Consuleide.

A proposta da Escola Municipal Laura Queiroz, envolveu a equipe técnica do Saae para elaboração e execução do projeto, e a Coca-Cola Femsa como patrocinadora.

“Levamos três meses para finalizar a obra. É um projeto simples composto por três reservatórios de 5 mil litros de água da chuva que cai das calhas do telhado e reserva. Além disso, fizemos um espaço ecológico que conta com um pergolado e uma fonte de água feita pelos próprios alunos da escola”, contou o Assistente Técnico, Alexandre Gonzaga.

A ação de coletar a água da chuva vai economizar em torno de 40% na conta de água da escola. ‘‘A água agora está sendo usada para lavar o pátio, banheiro, molhar as plantas, e tomamos o cuidado de vedar a caixa d’agua para evitar a dengue e que esse cuidado deve ser tomado nas casas que forem fazer o aproveitamento”, contou Flávia Mendanha, Professora de Educação Básica.