Project

Moradores dos bairros Quinta dos Inconfidentes e Marzagão recebem a ampliação do sistema de esgoto

Dando continuidade às obras de esgoto, e mais uma vez como parceiros, o Saae e a Prefeitura Municipal conquistam recursos através do convênio com o Governo Federal – Funasa para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Quinta dos Inconfidentes e Marzagão.
Serão construídas duas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) no bairro Mazagão e a implantação de 475 metros de redes interceptoras de esgotos no bairro Quinta dos Inconfidentes, que atravessará a BR 356 até a interligação nas redes que levarão o esgoto, que hoje é lançado no córrego, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Segundo o engenheiro do Saae, Clayton de Almeida, “Na rodovia vamos trabalhar com o método não destrutivo, que é uma tecnologia utilizada na instalação das redes de infraestrutura de água e esgoto. Com isso não vamos atrapalhar a rotina da cidade e teremos a conclusão mais rápida da obra.”, afirma.
No bairro Marzagão não será diferente, os moradores que convivem com os esgotos próximos às suas casas serão beneficiados com a sua retirada e o encaminhamento para tratamento na ETE.
Com a finalização das Estações Elevatórias o sistema de saneamento básico de Itabirito passará a contar com sete unidades. A construção das Elevatórias é necessária quando não é possível o escoamento dos esgotos pela ação da gravidade. Elas funcionam como unidades de bombeamento de esgoto de tubulações profundas para outras estações até chegar à ETE.
De acordo com o diretor do Saae, Wagner Melillo, “A coleta dos esgotos ajudam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ganhos importantes para a saúde pública e ainda garante a proteção do meio ambiente.’’, afirma.
A obra iniciada no final do ano passado tem previsão de término em cinco meses e com a sua conclusão, a ETE passará a receber mais 15 l/s de resíduos para tratamento, aumentando assim o percentual de esgoto tratado na cidade que hoje é 65%.

Leave a Reply