Project

Obras do Programa Córrego limpo avança no bairro Novo Itabirito

A retirada dos esgotos do Córrego São José, onde o bairro Novo Itabirito é um dos maiores poluidores será alguns dos benefícios para a população da região com a conclusão Programa Córrego Limpo. Tudo isso, graças às interligações dos esgotos domiciliares na rede interceptora que estão sendo realizadas pela empresa terceirizada contratada pelo Saae no bairro Novo Itabirito.
O interceptor, uma tubulação de grande porte (150mm), foi executado por cerca de 280 metros, da Rua Ricardina Rodrigues e levado a rede até ao interceptor tronco de 400mm próximo a UBS do São José. Esse trabalho eliminará o lançamento de mais de 20 milhões de esgoto/mês no Córrego São José.
Com o término das interligações dos interceptores em que os resultados já podem ser vistos nos bairros Recanto da Mata, liberdade, São Mateus, Adão Lopes e Calçadas, o todo o esgoto já está sendo encaminhado e tratado na ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no Marzagão. A próxima etapa será a conclusão da região do São José e Veneza.
Segundo Melillo, mais de 100 milhões de esgoto/mês que eram lançados nos córregos Carioca, Criminoso e São José serão coletados e tratados antes de serem lançados no rio ainda no primeiro semestre deste ano.
Essas ações fazem parte do Programa Córrego Limpo que contempla além das obras interceptoras, o monitoramento da qualidade das águas e conscientizar a população sobre a importância de se preservação dos córregos e Rio.

Leave a Reply