Project

Saae de Itabirito assume abastecimento de água em condomínio Villa Bella, na região da Água Limpa.

A autarquia continua com o sistema de abastecimento atual, mas fará melhorias no processo de tratamento e ampliará o abastecimento para outros condomínios.
O sistema de abastecimento de água do condomínio Villa Bella, localizado na região da Água Limpa, foi assumido pelo Saae de Itabirito no início deste ano. O Saae pretende continuar com o mesmo sistema, mas de imediato fará melhorias no processo de tratamento e distribuição de água para os cerca de 500 moradores do condomínio.
O condomínio dispõe de uma captação de água bruta no Ribeirão do Silva e de uma Estação de Tratamento de água com capacidade para tratar 27 mil litros por hora. O sistema que estava paralisado desde setembro de 2014, por consequência de um acidente ambiental ocorrido próximo a região. Desde então, o abastecimento do condomínio era realizado por dois poços e caminhões pipa, já que a produção dos poços era insuficiente para atender às necessidades dos moradores. Assim que assumiu, o Saae analisou a qualidade das águas do Ribeirão do Silva e comprovou a capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água do residencial. Feito isso e certificada a sua qualidade, o abastecimento por caminhões pipa foi suspenso.
Segundo Dona Leda, presidente da Associação do Condomínio Villa Bella, “sempre enfrentamos problemas quanto ao fornecimento de água. O abastecimento vinha sendo feito por caminhões pipas, e com custo elevadíssimo para a comunidade. Agora, com o SAAE foi possível a captação e fornecimento de água a comunidade, que já estava desiludida quanto a uma solução para o fornecimento de água”.
Embora o atual sistema esteja operando bem, o SAAE trabalha para implantar um novo sistema de abastecimento para o Residencial Villa Bella e para os interessados em receber água de qualidade na região. Para isso, será construída uma adutora com 4 mil metros de extensão de diâmetro de 300mm, que levará a água tratada da Unidade de Tratamento de Água (UTA), localizada em frente à fábrica da Coca Cola- Femsa, na BR 040, até os moradores dos condomínios.

Leave a Reply