O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito está realizando uma importante obra no bairro Quinta dos Inconfidentes com a implantação de uma rede de água e esgoto. As obras iniciaram em junho e estão previstas para serem entregues no final de agosto. O projeto conta com mão-de-obra da autarquia e faz parte do Projeto Córrego Limpo, Vida Saudável.
Ao final das obras mais de 300 famílias serão beneficiadas com 125 ligações de água tratada e também não precisarão mais utilizar mais fossas em suas residências. Isso vai significar um incremento na qualidade de vida e saúde dos moradores do bairro.
O chefe de setor, Ivaci da Silva, contou que já foram colocados 800 metros de tubos de PVC e ao final da obra serão totalizados 1.200 metros, responsáveis por encaminhar o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Marzagão, evitando que sejam lançados diretamente no córrego como acontecia antes.
De acordo com o diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, a intervenção é uma reivindicação antiga dos moradores e um compromisso da atual gestão da autarquia para combater o lançamento irregular de esgoto nos córregos de Itabirito.
Eles ressaltou que nos últimos dois anos foram construídas aproximadamente 25 km de rede de esgoto nessa gestão, isso significa um percurso de Itabirito a Cachoeira do Campo
“Trabalhamos com afinco para aumentar os índices de de esgotos tratados, despoluindo os córregos e o rio Itabirito, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Wagner.
Esgoto tratado
Iniciado no final de 2017, o projeto “Córrego Limpo, Vida Saudável” realiza obras de interligações dos esgotos domiciliares à rede interceptora, monitoramento da água e ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância de cuidar do rio Itabirito e dos córregos da cidade.
Desde que o projeto começou, 88% dos córregos São José e Criminoso e 96,8% do córrego Carioca já estão limpos e sem mau cheiro. A expectativa é de que ele atenda aproximadamente 11 mil pessoas em 18 bairros da cidade.