Arisb-MG audita atividades do Projeto Acertar junto ao Saae de Itabirito

Auditores da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB), estiveram no Saae de Itabirito de terça a quinta-feira (16 a 18), para auditoria do Projeto Acertar. Foi realizado a etapa de confiança do 2° ciclo do ACERTAR para auditar e certificar as informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Sabrina Madeira e Douglas de Almeida auditaram os setores operacionais, comercial, contabilidade, compras, Recursos Humanos, Estação de Tratamento de Água (ETA), Unidade de Tratamento de Água (UTA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Os indicadores gerados pelo SNIS são de informações coletadas anualmente em cada setor auditado.

Os auditores levantaram informações dos quatro pilares das melhores práticas de geração das informações do SNIS, que são: Processos, Tecnologia, Pessoas e Equipamentos.

Esse trabalho vai auxiliar na governança dos prestadores de serviços de saneamento em cada cidade, na atuação das agências reguladoras que acompanham e fiscalizam esses serviços e na definição das políticas públicas governamentais.

A agente administrativa Elaine Oliveira informou que os auditores gostaram muito de ver o desempenho e comprometimento de todos os servidores envolvidos na auditoria e que o resultado final será após o recebimento do relatório.

“Vejo de forma muito positiva, o Projeto Acertar veio para certificar a confiabilidade e precisão das informações que fornecemos ao SNIS anualmente de forma padronizada e estruturada”, explicou Elaine.

Olá, como podemos te ajudar?