MEMÓRIA SAAE

O resgate da história do saneamento de Itabirito é considerado pelo SAAE como parte essencial em seu desenvolvimento e na busca contínua pela melhoria das condições de vida da população. O município que conta com um serviço de saneamento de qualidade tem a garantia de mais saúde para sua população e muda a história da cidade com desenvolvimento e qualidade de vida.

CONFIRA NOSSA TIME LINE

Até 1934

Parte da população de Itabirito era abastecida somente por três pequenos mananciais de água: Tombadouro, Gonçalo e José Lopes. O restante da população recebia água de outras fontes, como bicas e chafarizes espalhados em diversos pontos da cidade, como por exemplo, a fonte do “Fidalgo”, situado onde hoje funciona o Athelie das Artes.
Após 1934

Com o crescimento surgiu a necessidade da busca de outras fontes de abastecimento. Assim, o Prefeito Municipal, Alberto Woods Soares criou um projeto para captação de água no Córrego Carioca. Foram construídas as barragens, redes de água e um reservatório localizado próximo a Ponte Açucena.
Em 1944

Moradores da Rua da Carioca retiraram penas d’água da adutora (rede) para seu abastecimento.
Em 1953

Chegada da Fundação Sesp em Itabirito contribuindo para a melhoria do abastecimento de água.

O prefeito Dr. Flávio Alves Ferreira Bastos construiu um poço artesiano na Rua Arthur Bernandes, com vazão de 15 m3/h.

Em 1967

O prefeito Celso Matos Silva desapropriou a área do Córrego Seco para a construção da barragem e da tubulação que levaria água a ETA – Estação de Tratamento de Água que entrava em fase de construção.

O sonho de ter água tratada continuou na gestão do prefeito José Bastos Bittencourt que não mediu esforços para dar continuidade a construção da ETA.

Em 1978 - Nasce o SAAE

Com o objetivo de captar, tratar e abastecer Itabirito com água potável, além de coletar esgoto, através da Lei de 1.016, 11 de julho de 1978, nasce o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabirito: o nosso SAAE.

Desde a sua fundação, a entidade sempre privilegiou uma postura ética e sustentável, visando ao consumo consciente e à responsabilidade ambiental.

O SAAE firmou convênio com a Fundação Sesp – órgão do Ministério da Saúde -, foram viabilizadas a adutora de água bruta e a subadutora de água tratada, interligando, respectivamente, a água captada pela ETA e a casa de bombas da Rua Paraopeba aos reservatórios: Tombadouro; Pedro Tatu; Bela Vista e Caramanchão.

Em 1979

Inauguração da Estação de Tratamento de água, em 05/09/1979.
Em 1989

Foi rompido o convênio de administração da autarquia que o município de Itabirito mantinha com a Fundação Sesp.
Em 1990

É criada a Diretoria do SAAE e, com ela, um conselho gestor composto pelo prefeito de Itabirito, secretário municipal de Obras e Serviços e pelo diretor-presidente do SAAE, além de mais dois representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que havia incorporado a Fundação Sesp.
Ao final da década de 1990

O SAAE identificou um novo ponto de captação de água: o Córrego do Bação. A partir daí, foi executado um projeto – com o apoio da Funasa e da Caixa Econômica Federal – para levar a água desse córrego até a ETA.

Como resultado, foram construídas a Barragem do Bação e a Elevatória do Chifrão, com a finalidade de levar a água bruta até a ETA. Esse sistema de captação passa a funcionar em conjunto com o manancial do Córrego Seco, garantindo o abastecimento de água na cidade.

Em 1998

Conferência Municipal de Saneamento e Meio Ambiente
Em 2005

O Saae conquista sua sede própria; Recuperação do sistema Paraopeba: Mais de 17 mil beneficiados; Implantação do Projeto Distrito Saneados: Acordo entre Prefeitura de Itabirito, SAAE e Funasa, com investimento de R$ 1,3 milhão. Comunidades atendidas: Marzagão, Acuruí, São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação, Ribeirão do Eixo, São Gonçalo do Monte; Implantação do Plano Diretor de Esgoto. Abastecimento de água para o bairro Meu Sítio;
Em 2006

Implantação do Programa de melhoramento dos serviços de água e esgoto; Ampliação e modernização da sede do SAAE; Estudo de parceria para formação de consórcio com as cidades de Mariana, Ouro Preto, Rio Acima, Diogo Vasconcelos; II Conferência Municipal de Saneamento e Meio Ambiente; Saae é reconhecido pela Secretaria Estadual de Saude como modelo para Minas Gerais em tratamento de água; Criação do Copão – reservatório de água para distribuição gratuita em evento; Criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
Em 2007

Implantação do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social Implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE: investimento de R$ 17 milhões, com recursos do Governo Federal. Ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA: investimento de R$ 1,5 milhão, em parceria com a Funasa. Implantação do Projeto Abastecer: interligação do reservatório de 1 milhão de litros, reforma e ampliação do sistema da Barraginha, e implantação do sistema de automação de todos os reservatórios da cidade. Obtenção da certificação GESPÚBLICA Distribuição de copinhos de água personalizados para eventos públicos.
Em 2008

Despoluição de trecho do Córrego da Carioca Conclusão do Projeto Abastecer, Distritos Saneados e Ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Início da Construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Instalação de equipamentos acústicos no Paraopeba SAAE despolui córrego Itabirito, Cardoso, São José e Criminoso
Em 2009

Implantação do sistema de 2ª via da conta de água gratuita Construção das Elevatórias de Esgotos