História

MEMÓRIA SAAE
O resgate da história do saneamento de Itabirito é considerado pelo SAAE como parte essencial em seu desenvolvimento e na busca contínua pela melhoria das condições de vida da população. O município que conta com um serviço de saneamento de qualidade tem a garantia de mais saúde para sua população e muda a história da cidade com desenvolvimento e qualidade de vida.
CONFIRA NOSSA TIME LINE
Até 1934
Após 1934
Em 1944
Em 1953
Chegada da Fundação Sesp em Itabirito contribuindo para a melhoria do abastecimento de água.
O prefeito Dr. Flávio Alves Ferreira Bastos construiu um poço artesiano na Rua Arthur Bernandes, com vazão de 15 m3/h.
Em 1967
O prefeito Celso Matos Silva desapropriou a área do Córrego Seco para a construção da barragem e da tubulação que levaria água a ETA – Estação de Tratamento de Água que entrava em fase de construção.
O sonho de ter água tratada continuou na gestão do prefeito José Bastos Bittencourt que não mediu esforços para dar continuidade a construção da ETA.
Em 1978 - Nasce o SAAE
Com o objetivo de captar, tratar e abastecer Itabirito com água potável, além de coletar esgoto, através da Lei de 1.016, 11 de julho de 1978, nasce o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabirito: o nosso SAAE.
Desde a sua fundação, a entidade sempre privilegiou uma postura ética e sustentável, visando ao consumo consciente e à responsabilidade ambiental.
O SAAE firmou convênio com a Fundação Sesp – órgão do Ministério da Saúde -, foram viabilizadas a adutora de água bruta e a subadutora de água tratada, interligando, respectivamente, a água captada pela ETA e a casa de bombas da Rua Paraopeba aos reservatórios: Tombadouro; Pedro Tatu; Bela Vista e Caramanchão.
Em 1979
Em 1989
Em 1990
Ao final da década de 1990
O SAAE identificou um novo ponto de captação de água: o Córrego do Bação. A partir daí, foi executado um projeto – com o apoio da Funasa e da Caixa Econômica Federal – para levar a água desse córrego até a ETA.
Como resultado, foram construídas a Barragem do Bação e a Elevatória do Chifrão, com a finalidade de levar a água bruta até a ETA. Esse sistema de captação passa a funcionar em conjunto com o manancial do Córrego Seco, garantindo o abastecimento de água na cidade.
Em 1998
Em 2005
Em 2006
Em 2007
Em 2008
Em 2009
Em 2010
Em 2011
Em 2013
Plano Municipal de Saneamento Básico
Saae adota pregão eletrônico
ETE em operação