Qualidade da Água
Qualidade da Água
O Saae possui um rigoroso controle de qualidade da água distribuída. A autarquia realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. O objetivo dessas análises é verificar e atender os padrões físico-químicos e biológicos estabelecidos como indicadores de potabilidade da água.
Após o consumo, já sob forma de esgoto, a água continua sendo analisada para se conhecer as transformações pelas quais ela passou e como deverá ser tratada antes de ser devolvida aos cursos d’água.
O sistema de controle de qualidade da água adotado pela Saae é rigoroso e descentralizado. As análises para se definir os parâmetros das dosagens dos produtos químicos, das carreiras de filtração, dentre outros itens, na Estação de Tratamento de Água (ETA) e nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), são feitas de hora em hora pelos operadores. O objetivo da empresa é garantir que as ações de controle se processem com rapidez e confiabilidade.
Por outro lado, o controle da qualidade em um sistema que abrange o ciclo completo de monitoramento da água é feito em laboratórios, por técnicos e analistas especializados, utilizando-se equipamentos e aparelhos inovadores e de alta tecnologia.
O Sistema de Automação
A automação da ETA é mais um passo do saae de itabirito em direção à excelência na prestação dos serviços de saneamento básico.
Os benefícios diretos na aplicação desta tecnologia são: melhoria nos índice de qualidade da água pela monitoração on-line dos parâmetros; aumento da capacidade produtiva da ETA sem o comprometimento da qualidade; resposta mais eficiente as variações do processo; diminuição das perdas; emissão continuada dos Relatórios de qualidade da água; alarmes de surtos em tempo real; redução no consumo de produtos químicos e transparência em todo processo.