Saae de Itabirito alerta para obstrução da rede de esgoto por lançamento indevido de óleo e gordura

O Saae faz um apelo à população para que instale e dê a manutenção frequente das caixas de gordura dentro dos imóveis, pois o despejo de sobra de óleo de fritura em pias e ralos tem prejudicado o sistema de tratamento de esgoto do município.

No início do mês de abril, a Autarquia retirou mais de 200 kg de gordura da rede de esgoto, na Rua Belo Horizonte, no Bairro Bela Vista, em frente ao restaurante 4 Estações.

De acordo com o chefe da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Raphael Silva, nos serviços de manutenção realizados a gordura é a principal causa de entupimento da rede coletora de esgoto.

Ele explica que tais resíduos ao chegarem até a rede de esgotamento sanitário formam um material ceroso e denso denominado escuma.

“Esse produto, além de possuir muito mau cheiro, entope as redes do Saae causando transtornos como retorno do esgoto para as casas e prejuízo financeiro ao danificar as bombas”, explicou.

Raphael alerta que a conscientização é fundamental e o descarte deve ser feito de forma correta.

“Existem aqui em Itabirito cooperativas que coletam os resíduos de óleo de cozinha e os alimentos e restos de construções também devem ter um destino mais adequado do que o esgoto”, finalizou.

Assessoria de Imprensa Saae Itabirito

 

 

 

Olá, como podemos te ajudar?