O serviço de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito está promovendo uma série de adequações na instalação elétrica na captação de água do Córrego do Bação.
O novo sistema elétrico vai garantir o acionamento remoto e mais eficiência no sistema de gradeamento responsável pela limpeza da captação, já que o seu acionamento somente era possível com gerador de energia.
O gradeamento automatizado permitiu que as paralisações na distribuição de água em períodos de chuvas fossem reduzidas, pois a limpeza da grade é acionada quando há diminuição no nível de vazão da água, daí os sólidos grosseiros como folhas e galhos são retirados e o sistema volta a operar normalmente.
O eletricista do Saae, Paulo Sérgio Souza, está otimista com o resultado das intervenções, que já estão prontas, mas devem ser interligadas com a rede da Cemig até a próxima semana. “Essa intervenção que realizamos vai significar mais eficiência, mais economia e segurança, já que haverá também uma melhoria na iluminação do local, facilitando o acesso à estrutura e o trabalho dos servidores”, comemorou.
A obra teve um custo de 104 mil reais e foi toda desenvolvida com recursos próprios da autarquia e vai beneficiar cerca de 300 famílias.
O diretor-presidente do Saae, Rogério Eduardo, ressalta que a obra é parte dos esforços da autarquia para garantir o abastecimento e distribuição de água para os moradores de Itabirito.