A segurança do trabalho nos setores operacionais é uma preocupação constante do Saae (Serviço Autônomo de Saneamento Básico), assim, todas as obras de grande porte da autarquia são acompanhadas por um técnico em Segurança do Trabalho.
O objetivo dessa medida é garantir a segurança dos servidores e também orientar a população sobre os riscos iminentes nas obras. E quem fica responsável por essas atividades no Saae é a técnica de segurança, Sheila Góis.
Ela entende que nenhum resultado operacional é mais importante do que a segurança dos colaboradores, pois prevenir acidente de trabalho é também uma forma de valorizar cada um dos que trabalham no Saae.
“Não medimos esforços para garantir um ambiente de trabalho saudável, com investimentos para capacitação em diversas áreas, além de fiscalização do uso adequado dos equipamentos”, explica Sheila.
Esse trabalho tem dado ótimos resultados, pois a última ocorrência de acidente de trabalho foi em junho de 2018 e tratou-se de um acidente de trajeto, envolvendo uma queda de bicicleta.
O Saae conta também com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, formada por colaboradores eleitos pelos próprios servidores e indicados pela diretoria, que trabalham de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.