Servidores do Saae de Itabirito participam de capacitação sobre Planejamento e Gestão

Com o intuito de capacitar os servidores administrativos que lidam com compras, contratos e licitações, o Saae promoveu uma capacitação sobre Planejamento e Gestão, na quinta-feira (21). O curso foi organizado pela Gerente Administrativa da Autarquia Daniele Braga e ministrado pelo Consultor Luís Teddo.

Estiveram presentes cerca de 40 servidores, além de Gestores e Chefes de Setor da Autarquia que atuam de forma direta ou indireta com as compras, licitações, fiscalização de contratos, ordenamento de despesas, controle interno e assessoria jurídica.

O principal tema abordado foi o arcabouço constitucional, legal e normativo da nova Lei de Licitações e tópicos como Tratamento Orçamentário das Obras, Controle de Contratos, Novas Fontes de Recurso, Crédito Adicionais, Extraordinários e Estornos, dentre outros.

O consultor Luís Teddo espera que, após o curso, os servidores tenham obtido uma melhor compreensão e importância de todas as etapas do planejamento e da gestão.

Segundo ele, é fundamental fazer os atores conhecerem melhor todos esses processos para buscar melhorias nas rotinas administrativas, dessa forma aumentar a eficiência dos trabalhos.

“Buscamos familiarizá-los sobre as novas técnicas de planejamento e de gestão com ênfase na Nova Lei de Licitações, que é um ponto chave de qualquer órgão público”, explicou.

O Agente Administrativo, Leonardo Tadeu Braga, elogiou a iniciativa e considerou o curso bastante produtivo, pois as alterações da Nova Lei de Licitação e Contrato foram apresentadas de forma didática por meio de exemplos práticos como o que pode e o que não se pode fazer.

“A iniciativa também possibilitou um diálogo entre os servidores para esclarecimento de dúvidas, alinhamento procedimental e também para atendimento de sugestões para dinamizar o processo de licitação ”, comentou Leonardo.

Segundo a Gerente Administrativa Daniele Braga a capacitação é parte dos esforços de aprimorar o conhecimento dos servidores para que eles possam melhor planejar as receitas e as despesas.

“Essa capacitação foi feita para buscarmos o equilíbrio orçamentário para que não haja sobra e nem déficit de recursos”, explicou a gerente.

Daniele contou que ao assumir a função tem promovido uma série de ações em busca de uma inovação administrativa, seja otimizando os processos e criando novas áreas como a de cotações.

“Iremos promover outras rodadas de capacitações no decorrer do ano para aperfeiçoar a nossa equipe e assim oferecer um serviço cada vez melhor para a população”, finalizou Daniele.

Assessoria de Imprensa Saae de Itabirito

Olá, como podemos te ajudar?