Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Itabirito garante investimento de R$ 53 milhões para construção da nova Estação de Tratamento de Água

Data de publicação: 25 de setembro de 2025


Itabirito acaba de conquistar um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica de sua história. Foi assinado, nesta semana, o contrato entre a Prefeitura, o Saae de Itabirito através da Caixa Econômica Federal para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Mata.

O projeto, orçado em R$ 53 milhões, é financiado com recursos do Governo Federal e Saae e promete garantir o abastecimento de água tratada no município até 2044. A execução ficará sob responsabilidade do Saae e da Secretaria de Obras, que já se prepara para dar início à contratação das obras.

A nova estação será implantada em uma área estratégica e terá capacidade inicial de 100 litros por segundo, além de contar com tecnologias modernas que asseguram eficiência e redução de perdas. O empreendimento inclui ainda um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros, nova captação de água bruta e a construção de uma rede adutora que levará água tratada para toda a área urbana.

Quando em funcionamento, a ETA da Mata se somará às unidades do Córrego Seco e do Bação, elevando a capacidade total de tratamento para 300 litros por segundo. Isso permitirá o atendimento integral da população estimada em 78 mil habitantes.

A previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos, consolidando um sistema hídrico robusto e sustentável. Segundo a diretora-presidente do Saae, Heloísa França, a conquista representa não apenas segurança no fornecimento de água, mas também qualidade de vida e desenvolvimento para o município.