Integrantes do DAE de João Monlevade visitam o CCO e a ETA do Saae de Itabirito

Um grupo de seis integrantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de João Monlevade estiveram no Saae de Itabirito, na última quarta-feira (22/06), para conhecer o funcionamento do sistema de automação da Estação de Tratamento de Água e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Autarquia.
O diretor adjunto do DAE de João Monlevade, José Afonso Martins, informou que o intuito da visita foi conhecer os sistemas de tecnologia utilizados por Itabirito no tratamento de água e no controle operacional feito pelo CCO.
“O foco de nossa visita foi conhecer todo o sistema operacional de tratamento de água feito em Itabirito, que é hoje uma referência, além das metodologias tecnológicas adotadas, pois trata-se de uma área em que temos a intenção de investir cada vez mais”, contou.
José Afonso elogiou o Centro de Controle Operacional do Saae, responsável por controlar de forma remota e em tempo real todo o sistema de abastecimento de água de Itabirito.
Segundo ele, o investimento em tecnologia nos moldes do CCO vai propiciar um aumento da eficiência e uma melhoria no combate às perdas. O diretor também elogiou o elevado número de reservatórios de água do Saae – praticamente um por bairro – e o processo automatizado no tratamento de água.
“Estamos impressionados com a qualidade das instalações e a elevada capacidade técnica dos profissionais e do setor responsável pelo tratamento e pela distribuição de água de Itabirito”, afirmou Afonso.
O chefe do setor de Informática do Saae, Sérgio Pereira, acompanhou a visita e ressaltou a importância desse reconhecimento ao trabalho feito pela Autarquia de Itabirito nas áreas de saneamento básico, por meio do uso tecnológico.
“Isso nos motiva para desenvolvermos mais sistemas de informação para tornar o saneamento da cidade cada vez melhor”, disse Sérgio.

Assessoria de Imprensa Saae Itabirito

Olá, como podemos te ajudar?