Saae atua após fortes chuvas

Em virtude das fortes chuvas, na última madrugada (30/11), o centro de Itabirito teve alguns pontos alagados, o que gerou uma certa instabilidade por toda cidade.
A causa dos alagamentos ocorreu em razão do transbordamento do Córrego da Carioca, junto com o acúmulo de lixo sobre as grelhas dos bueiros que proporcionou sua obstrução. Além disso, o retorno da água para o córrego foi acrescentado de grande quantidade de lixo.
O Saae de Itabirito, durante todo o ano de 2022, vem realizando inúmeras obras por toda a cidade para diminuir os pontos de alagamentos e por consequência, outros impactos negativos das chuvas. Entre as ações está a limpeza de toda a rede de bueiro do município que além de prevenir os alagamentos, gera um melhor escoamento da água.
O Saae juntamente com a prefeitura está atuando na limpeza dos pontos afetados. Segundo Rafael Pereira, chefe do Setor de Drenagem, a autarquia vem trabalhando durante todo o ano de forma preventiva para minimizar os impactos gerados em períodos de chuvas, evitando os alagamentos e gerando mais segurança para toda a cidade. Mas é importante ressaltar que a população tem que colaborar descartando o lixo de forma correta para reduzir obstruções no sistema de drenagem.
De acordo com a defesa civil, a chuva ultrapassou a margem do esperado para todo o mês e dessa forma o Rio Itabirito segue sob observação e monitoramento. Além da região central de Itabirito, houve deslizamento de terra pela BR – 356 a qual ao atingir a pista tornou-se escorregadia e dessa forma é preciso ter uma maior atenção ao passar pelo local.

Olá, como podemos te ajudar?