Saae passa a usar Inteligência Artificial para identificar vazamentos na rede de água

Preocupados com possíveis vazamentos na rede de distribuição de água, o Setor de Perdas do Saae de Itabirito adquiriu um equipamento que detecta vazamentos não visíveis, com sensor de alta sensibilidade baseado em Inteligência Artificial.

Para esta ação, o Saae está utilizando o 4Fluid, um sistema de gestão e monitoramento de perdas que analisa o campo e identifica o local das ocorrências de pontos suspeitos de vazamento através de um sensor móvel.

Segundo o chefe do Setor de Perdas, Jaime Monge, este sistema vai tornar o trabalho da equipe mais eficiente para descobrir os vazamentos. “A partir de agora vamos atuar com mais precisão no combate às perdas”, explicou.

Jaime conta que a análise automática dos ruídos realizada pela Inteligência Artificial vai ajudar no processo de varredura acústica, permitindo que os profissionais geofonistas foquem seus esforços apenas nos pontos suspeitos de vazamento.

Ele acrescentou que as informações são disponibilizadas diretamente no Dashboard do software, com inteligência integrada ao Google Maps.

Com isso, o operador pode ouvir o áudio captado, analisar dados de pressão, de leitura de consumo e utilizar como guia de sua visita um mapa ou visualizar imagens de satélite do local exato do ponto suspeito.

“No método tradicional, precisávamos analisar todos os pontos. Já com o 4Fluid, a investigação é feita somente nos pontos que a ferramenta apontar como suspeitos de vazamento”, finalizou Jaime.

Assessoria de Imprensa Saae Itabirito

Olá, como podemos te ajudar?