Saae de Itabirito faz reunião com Consane para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico

Técnicos do Consórcio de Saneamento Básico (Consane), empresa responsável pela revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itabirito (PMSB), se reuniram com integrantes do Saae e da prefeitura, na última terça-feira (2), no auditório da Associação Comercial para tratar da dinâmica de trabalho e das etapas para a elaboração de um diagnóstico atualizado sobre o saneamento municipal, estabelecendo, inclusive, objetivos de curto, médio e longo prazo.
A analista Ambiental do Consane, Beatriz Fonseca, apresentou como vai ser a dinâmica do plano de trabalho e destacou a importância do PMSB para levantar a realidade de Itabirito frente aos desafios das políticas de saneamento básico.
“O plano é muito importante, ele vai ditar as diretrizes relacionadas ao abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário da cidade. O Consane em parceria com o Saae já elaborou as etapas de trabalho e de mobilização social, que respectivamente indicam a metodologia, reuniões técnicas, reuniões comunitárias e audiências públicas”, explicou Beatriz.
Uma das etapas do processo é a elaboração de um questionário que está sendo preenchido pela população, visando elaborar um diagnóstico técnico-participativo para levantamento de informações sobre abastecimento de água, drenagem, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, além de analisar a satisfação da população em relação aos serviços.
De acordo com a Gerente Técnica do Saae, Heloísa França, esse questionário conta com perguntas de simples interpretação que abrangem as áreas de saneamento básico e é fundamental para que o PMSB seja elaborado de acordo com as necessidades de cada bairro do município.
“Logo, quanto mais as pessoas participarem respondendo o questionário, maior será a abrangência e compreensão dos problemas relacionados ao saneamento básico de Itabirito”, disse Heloísa.
Na avaliação de Heloísa este encontro foi importante para alinhar o que a cidade precisa e o que ela comporta, além de conhecermos as etapas de trabalho para a construção do plano de forma participativa. Ela acrescentou que desde a segunda quinzena de julho, integrantes do Saae estão fazendo visitas técnicas para ajudar na construção do PMSB.
“Estamos construindo uma revisão pautada na realidade de Itabirito. A atualização do diagnóstico e prognóstico do Plano de Saneamento são necessárias em virtude da Lei Federal de Saneamento, atualizada pelo novo marco legal, e também por agora ser uma premissa da Política Municipal de Saneamento”, detalhou.
A aprovação do PMSB em lei, além de fornecer um importante instrumento de gestão e planejamento dos serviços de saneamento, irá possibilitar ao município acesso a recursos federais para elaboração de projetos para universalização dos serviços, para que todos os cidadãos de Itabirito possuam acesso a água, esgotos tratados, manejo adequado de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.
Mas o que é o PMSB?
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento fundamental para orientar a gestão e o gerenciamento dos serviços de manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas em prol da melhoria contínua, da ampliação do acesso e da garantia de sustentabilidade ambiental, econômica e financeira desses serviços essenciais.
Questionário online
Poderá opinar, por meio de formulário online, que se encontra no site do Saae, até o dia 15 de agosto, qualquer cidadão residente em Itabirito que deseja participar da coleta de dados para auxiliar no diagnóstico do município na tomada de decisões da Administração pública a respeito do tema.
Assessoria de Imprensa Saae Itabirito

Olá, como podemos te ajudar?